FOREIGN LANGUAGES

Salvação (em profundidade)

Doutrinal

O Novo Nascimento

Deus estende a oferta de salvação e vida eterna no céu para cada indivíduo. Cada pessoa deve escolher se irá ou não aceitar a oferta de Deus.

O que é salvação?

Salvação é o ato da graça de Deus pelo qual o homem recebe o perdão por seus pecados e está diante de Deus como se ele nunca tivesse cometido eles. Esta experiência é possível graças a morte de Jesus Cristo, Filho de Deus, na Cruz. Na verdade, a palavra salvação vem da palavra grega que significa "redentor" ou "salvador". Quando Cristo nasceu, os anjos proclamaram: "É que vos nasceu hoje, na cidade de David, um Salvador" (Lucas 2:11). O único propósito de Cristo ao vir à Terra foi para trazer a salvação para a família humana através da Sua morte sacrificial.

Em uma carta aos crentes de Corinto, o apóstolo Paulo deixa claro que a morte de Cristo para a salvação da humanidade é o próprio fundamento da mensagem do Evangelho. "Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras; e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras" (1 Coríntios 15: 3-4).

Porque é que a salvação é necessária?

No início dos tempos, Deus criou o primeiro homem e a primeira mulher na terra, Adão e Eva. Eles gozavam de uma perfeita comunhão com Deus, caminhando e conversando com Ele, e vivendo uma vida pura e alegres em um belo jardim que fornecia todas as suas necessidades. Deus criou Adão e Eva como agentes livres de morais, eles tinham a capacidade e a liberdade de escolher se deviam ou não obedecê-Lo. Sua única regra para eles era que eles não comessem o fruto de uma determinada árvore: a árvore do conhecimento do bem e do mal. Apesar de saber que havia uma penalidade para a desobediência (Gênesis 2:17), eles preferiram ignorar a advertência de Deus e comer do fruto da árvore proibida. Através desse ato de rebelião deliberada contra Deus, o pecado entrou em seus corações. Uma vez que Deus não pode ter nada a ver com o pecado, o seu pecado os separou dele. Os teólogos chamam essa desobediência inicial no jardim, "A Queda do Homem".

Os descendentes de Adão e Eva, toda pessoa que nasce neste mundo, herdaram a natureza pecaminosa de seus antepassados. Em vez de vir ao mundo desejando fazer o que é correto, cada indivíduo nasce com uma inclinação natural para o mal. Lemos em Romanos 3:23 que "todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus." O pecado não é simplesmente um catálogo de transgressões cometidas, mas a condição de que os atos individuais de irregularidades são gerados.

O pecado pode ser óbvio ou sutil, mas sempre nos separa de Deus. O profeta Isaías indicou isto em Isaías 59:2: "Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus, e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça." O resultado final do pecado é a morte e separação de Deus por toda a eternidade. Como todas as pessoas em seu estado natural são pecadores, todas as pessoas estão condenadas à morte eterna. No entanto, Deus, em Sua misericórdia e bondade infinita providenciou a salvação através de Jesus Cristo como uma forma da humanidade escapar das terríveis consequências do pecado e de estar unida com Deus em comunhão de amor.

O plano de Deus para a salvação do homem

O pecado e a culpa são inseparáveis, de modo que o pecador se apresenta culpado e condenado perante Deus. A justiça perfeita e absoluta de Deus requere uma penalidade a ser paga pelo pecado. De acordo com Romanos 6:23, "o salário do pecado é a morte" - morte física, morte espiritual (separação de Deus), e morte eterna (separação eterna de Deus, sem esperança de jamais experimentar a Sua graça salvadora).

O plano de Deus a partir da "fundação do mundo" (Hebreus 9:26) foi de enviar seu Filho, Jesus Cristo, para pagar a penalidade do pecado. Apenas uma pessoa perfeita e inocente poderia satisfazer a justiça de Deus em fazer o pagamento pelos pecados da humanidade. Porque Cristo não tinha pecado, Ele poderia "provar a morte por todo homem" (Heb 2:9), e pagar o preço expiatório pelos seus pecados. Em Seu amor incrível e compaixão por nós, Cristo voluntariamente deu a Sua vida na cruz do Calvário, sofrendo sua cruel e agonizante morte, para que pudéssemos ser salvos do pecado e de suas consequências. Ele morreu em nosso lugar para que pudéssemos ter o perdão dos pecados através do Seu sangue derramado. Quando um pecador arrependido se aproxima de Deus e pela fé confessa a sua crença de que Jesus é o Filho de Deus, que morreu por toda a humanidade, ele vai experimentar a salvação.

Três dias depois da morte sacrificial de Cristo, Ele ressuscitou dos mortos e caminhou sobre a Terra mais uma vez! Esse fato surpreendente foi documentado por centenas de pessoas que viram Jesus depois da sua ressurreição. Agora, Ele vive no céu com Deus.

Terminologia relativa à salvação

Existem muitos termos usados ​​nas Escrituras que se referem à mesma obra da graça.

Justificação - Ser justificado é ser judicialmente perdoado por Deus e, portanto, absolvido da pena do pecado. Justificação, o oposto de condenação, ocorre quando Deus cancela a culpa e perdoa as transgressões de um pecador. Lemos em Romanos 5:1, "Sendo, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo." Deus olha para o sacrifício que Jesus fez no Calvário, e aceita aquele sacrifício como um substituto para o pecador arrependido pagando por sua própria pena. Pelo amor de Deus, Deus perdoa o pecador, apaga as suas transgressões, e ao fazê-lo, o justifica.

Salvo / Salvação - "Senhores, que devo fazer para ser salvo" Em Atos 16:30, lemos que o carcereiro de Filipos se prostrou diante de Paulo e Silas e perguntou em desespero: "Senhores, o que devo fazer para ser salvo?" A palavra Salvo vem de uma palavra grega que significa "entregue" ou "feito inteiro." O anjo do Senhor que apareceu a José disse-lhe que Maria daria à luz um filho concebido pelo Espírito Santo, e declarou: "Tu chamarás o seu nome JESUS, porque ele salvará o seu povo dos seus pecados." (Mateus 1:21).

Conversão - Jesus usou a palavra convertido quando instruiu Seus discípulos: "Se não vos converterdes e tornardes como crianças, vocês não entrarão no reino dos céus" (Mateus 18:3). Ser convertido significa "ser transformado a partir de um propósito ou uso para outro." Como exemplo, uma tendência atual em áreas onde residências estão caras, é converter edifícios que antes eram edifícios industriais ou armazéns, em apartamentos. O interior é completamente mudado; apenas as dimensões exteriores da estrutura permanecem as mesmas. Aquele prédio foi convertido - mudou completamente, de uma finalidade para outra. Quando uma pessoa se converte, ela é transformada completamente pelo poder de Deus.

Expiação - Em Romanos 5:11, lemos: "Nós também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora temos recebido a reconciliação." A palavra expiação significa "troca; restauração ao favor divino." Refere-se à reconciliação entre Deus e a humanidade, realizada através da morte de Jesus Cristo na Cruz. A mesma palavra é traduzida reconciliação na maioria dos lugares no Novo Testamento. A única maneira de uma pessoa poder ser salva é através da fé na obra expiatória de Cristo no Calvário.

Reconciliação - O pecado corrompeu a natureza moral da humanidade, e, portanto, o estado original de cada pessoa que nasce neste mundo é a rebelião contra o seu Criador. Reconciliação precisa acontecer - acordo e harmonia devem ser restaurados, mas uma pessoa não pode se aproximar de Deus numa condição pecaminosa. A reparação da violação só pode ocorrer através de um mediador, e este mediador é Jesus Cristo. Lemos em Colossenses 1:19-22, "Porque aprouve a Deus que nele [Jesus], habitasse toda a plenitude; e que, havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas; . . . E vós também, que outrora éreis estranhos, e inimigos no entendimento pelas vossas obras más, agora contudo vos reconciliou no corpo da sua carne, pela morte, a fim de perante ele vos apresentar santos, sem defeito e irrepreensíveis diante de seus olhos." Através da provisão do sangue derramado de Cristo, a harmonia é assegurada entre o pecador arrependido e Deus, e eles são reunidos em comunhão e amor.

Regeneração / Nascer de novo / Novo nascimento - A palavra regeneração significa, literalmente, "nascer de novo", e refere-se à mudança espiritual que ocorre em uma pessoa quando ele entra em posse de uma nova vida em Cristo. Jesus disse a um dos principais dos judeus, um homem chamado Nicodemos, "se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus" (João 3:3). Nicodemos não entendeu esta declaração, e ele perguntou: "Como pode um homem nascer, sendo velho? Porventura, ele pode entrar pela segunda vez no ventre de sua mãe, e nascer? ", respondeu Jesus: "Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo." (João 3:4-7). A frase nascer de novo significa "nascer do alto." Jesus, usando o exemplo universalmente familiar do nascimento físico, estava ensinando a necessidade do renascimento espiritual.

Resgatados / Resgate - A palavra redimir significa "resgate; comprar de volta." Pedro escreveu aos crentes na Igreja Primitiva, lembrando-lhes: "Porquanto, vós sabeis que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados. . . mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula." (1 Pedro 1:18-19). O preço foi pago pela redenção do pecador pela morte de Cristo no Calvário.

Quem pode receber a salvação?

A graça de Deus é livre e generosamente oferecida a todos, pois Jesus derramou seu sangue para que todos pudessem ser resgatados. Ninguém é forçado sob a escravidão do pecado e da condenação e obrigado a servir a Satanás, sem a oportunidade de se tornar um filho de Deus. À todos já foi dado o poder de escolha. Seja qual for a condição de um indivíduo, Jesus é capaz e está desejoso em salvá-lo. Ele disse: "O que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora" (João 6:37). Aqueles que abrirem o coração a Deus tem a seguinte promessa: "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Romanos 10:13). Em Apocalipse 22:17, o convite universal é repetido: "Quem quiser, tome a água da vida." O apelo de Deus se estende a todas as pessoas em todas as gerações, mas o indivíduo deve fazer uma escolha pessoal para receber a salvação.

Como receber a salvação

Os passos para receber a salvação são definidos na Palavra de Deus, a Bíblia. No momento em que um indivíduo toma estes passos honestamente e sinceramente, Deus o perdoará e lhe dará a garantia de que ele nasceu de novo para uma nova vida em Cristo.

Reconhecer a necessidade. O primeiro passo para receber o perdão é reconhecer a sua necessidade. A Bíblia diz que todos pecaram. "Se dissermos que não temos pecado, enganamos a nós mesmos, e a verdade não está em nós" (1 Jo 1, 8). Quando uma pessoa reconhece o fato de que ele é um pecador e está condenado ao inferno ao não ser que ele seja completamente transformado por Deus, a sua auto-justificação e auto-suficiência desaparecerão. Ele verá a si mesmo como estando em uma condição deplorosa, com uma desesperada necessidade da intervenção de Deus para salvá-lo da condenação eterna.

Arrependa-se e confesse. Quando um pecador vem a Deus com genuína tristeza em seu coração pelos pecados cometidos e os confessa, pedindo a Deus para perdoá-lo, Deus não irá rejeitá-lo. A Palavra de Deus promete: "Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda injustiça" (1 Jo 1:9). Ele também diz: "Arrependei-vos, pois, e convertei, que seus pecados sejam apagados" (Atos 3:19). Arrependimento não ganha o perdão de Deus, ao invés, ele coloca o pecador em uma posição onde o perdão pode ser recebido. É a condição do coração humano exigido por Deus antes que o perdão possa ser concedido. Lemos em 2 Coríntios 7:10: "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte."

Renuncie todo pecado conhecido. Uma pessoa que está verdadeiramente arrependida estará disposta a afastar-se dos pecados de seu passado e com o propósito de nunca voltar a eles. Isaías 55:7 diz: "Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos e deixá-lo voltar para o Senhor, e ele terá misericórdia dele... porque grandioso é em perdoar." Quando uma pessoa se afasta do pecado e dos seus próprios caminhos, o perdão de Deus é oferecido em abundância!

Peça. O pecador arrependido deve convidar Jesus Cristo em seu coração e vida, cedendo o controle de sua vida em total honestidade e entregar-se a Ele. Jesus disse: "Pedi, e vos será dado; buscai, e achareis; batam, e a porta será aberta para vós: Porque todo aquele que pede, recebe; e aquele que busca achará e àquele que bate, se abrirá" (Mateus 7:7-8).

Acredite. Quando um pecador achega-se a Deus por misericórdia e perdão, a distância entre ele e o Salvador deve ser traspassada pela fé. Receber está condicionado a fé do indivíduo na expiação de Cristo. "Aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam" (Hebreus 11:6). Efésios 2:8-9 diz: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não de obras, para que ninguém se glorie." Quando um pecador arrependido olha para a obra expiatória de Cristo no Calvário, a fé toma conta e ele recebe a salvação através do poder redentor de Cristo.

A certeza da salvação

Deus permitirá que uma pessoa saiba quando ela foi salva. A Bíblia nos diz: "O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus" (Romanos 8:16). Alegria e paz substituirão todos os sentimentos de culpa, de vazio e de um coração quebrantado. O sentimento da condenação desaparecerá em um momento de tempo. Em seu lugar, haverá um profundo amor por Deus e um desejo de agradá-Lo.

O que a salvação alcança

Quando uma pessoa se converte, ele está diante de Deus como se ele nunca tivesse pecado. Seus pecados são perdoados e removidos dele, como "quanto o oriente está longe do ocidente" (Salmos 103:12), e lançados "nas profundezas do mar" (Miquéias 7:19), para nunca mais serem lembrados contra ele novamente. Lemos em 2 Coríntios 5:17: "Se alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo." A perspectiva e estilo de vida do crente recém-nascido mudam. As coisas erradas que antes eram apreciadas, agora são odiadas; as coisas certas que antes eram odiados agora são amadas. Não somente as ações mudam, mas até mesmo os motivos e desejos são transformados. Quando a salvação acontece, o sentimento de separação e vazio interior desaparecem. A salvação faz com que o indivíduo se sinta completo, amado e em paz. Ele terá amor por Deus e por outras pessoas.

Como manter a salvação

Algumas ações simples ajudarão os novos crentes a manterem o que Deus lhes deu.

Objetivo de continuar a viver para Deus. Um novo cristão precisa assumir o compromisso de valorizar o seu relacionamento com Deus e valorizá-lo acima de tudo. Embora seja possível se afastar e tornar-se separado de Deus novamente, isto não é necessário. Deus ajudará a pessoa que está determinada a manter a sua salvação a qualquer custo. Se uma pessoa caminha dentro dos princípios da Palavra de Deus, ela será mantida pelo poder de Deus.

Fazer a restituição. Depois de receber a salvação, o crente recém-nascido deve acertar quaisquer erros que tenham sido cometidos contra os outros, a fim de ter a consciência limpa diante de Deus e as outras pessoas. Deus espera que Seus seguidores endireitem o passado, sempre que possível. O Apóstolo Paulo disse: "por isso procuro ter uma consciência sem ofensa diante de Deus e dos homens" (Atos 24:16).

Leia a Bíblia. A Bíblia diz em 2 Timóteo 2:15: "Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." Para manejar bem a Palavra da verdade significa "dar-Lhe a devida proporção; dar o devido peso a ela". Os crentes devem valorizar a Palavra de Deus, construir as suas vidas na Sua Palavra e construir a Sua Palavra nas suas vidas, pois ilumina, encoraja, e aponta as áreas de perigo.

Fale com Deus. Em 1 Tessalonicenses 5:17, encontramos a instrução, "Orai sem cessar." Não podemos passar todos os momentos de joelhos, mas é possível ter uma atitude de oração em todos os momentos. Esta atitude é construída por reconhecer nossa dependência de Deus, percebendo sua presença dentro de nós, e determinar a obedecê-lo totalmente. A pessoa que faz isso vai achar que é natural orar com frequência, orações espontâneas, além de horários regulares de comunhão constante com ele.

Busque por santificação integral. Se uma pessoa realmente quer continuar salva, o melhor curso de ação é buscar imediatamente pela completa santificação. Salvação trata dos atos e culpa dos pecados cometidos, mas a natureza pecaminosa - a tendência pecaminosa herdada de Adão - ainda permanece. A inteira santificação lida com a natureza do pecado. João relatou ao problema do pecado duas vezes e ofereceu o remédio duas vezes em 1 João 1:7-9, dizendo: "Se andarmos na luz, como Ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado [singular, a natureza do pecado]. Se dissermos que não temos pecado nenhum [se dissermos que não nascemos com uma natureza adâmica ou pecaminosa], nós mesmos nos enganamos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, [plural, pecados cometidos] Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados [salvação], e nos purificar de toda a injustiça [santificação]. "O perdão é oferecido pelos pecados cometidos, enquanto a purificação é oferecida para a natureza adâmica. "e o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, e ele também o fará" (1 Tessalonicenses 5:23-24).

Comunhão com outros cristãos. As amizades devem ser desenvolvidas com outros crentes que possuem a mesma crença. ter comunhão com aqueles que entregaram suas vidas a Deus, tanto de maneira informal e no ambiente mais organizado do culto coletivo, é uma grande fonte de força espiritual e encorajamento. Hebreus 10:24-25 adverte contra deixarmos de congregarmos juntamente com outros cristãos. Quando os crentes se reúnem para adorar, eles recebem ajuda e encorajamento de outros crentes.

Aprenda a reconhecer uma adversidade. O apóstolo Pedro advertiu os crentes na Igreja Primitiva a não estranharem quando uma prova de fogo viesse sobre eles, como se algo estranho tivesse acontecido com eles (1 Pedro 4:12). Ele os ensinou que as adversidades não eram anormais, mas estão dentro do plano de Deus. Deus permite a fé de um cristão ser testada para fortalecer e incentivar o crescimento.

Distinguir entre tentação e pecado. É vital para os novos cristãos a distinção entre a tentação de fazer o mal e um ato de pecado. A tentação não é pecado. Rebelando-se contra a ordem de Deus e retornar ao mal é pecado.

Diga aos outros. É importante que os cristãos nascidos de novo digam a seus próximos sobre a mudança que Deus fez em suas vidas. Em Apocalipse 12:11, lemos que aqueles que triunfaram sobre Satanás "venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho."

Seja sensível ao Espírito de Deus. O Espírito de Deus é o guia e mestre do crente. Lemos em Romanos 8:14: "Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus." É de vital importância  atender às advertências e conselhos do Espírito Santo em nossos corações.

Viver em vitória

Um dos resultados da salvação é que uma vida vitoriosa sem pecado é possível. Lemos em 1 João 3:9-10: "Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; por a Sua semente permanece nele, e não pode pecar, porque é nascido de Deus. Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus." A natureza de Deus e a natureza do pecado nunca são misturadas; elas são tão radicalmente diferentes que é impossível fazer uma composição das duas.

Um seguidor de Cristo deve continuar a caminhar em obediência à luz da Palavra de Deus, a fim de manter a sua salvação. Se assim não o fizer, aquela luz se torna trevas - e quão grandes serão tais trevas! A única maneira de um cristão recém-nascido poder manter a sua liberdade da morte espiritual é continuar a abominar e rejeitar todo pecado conhecido.

Enquanto o crente está em um corpo mortal, ele vai sofrer com fraquezas e limitações humanas. Indivíduos salvos e santificados continuam a enfrentar limitações físicas, mentais, emocionais que foram resultados da queda. Ele pode cometer erros e pode enfrentar o castigo de Deus; ele pode precisar se prostrar diante de Deus e expressar tristeza por entristecer o coração de Deus. No entanto, se o tema motivador e subjacente de sua vida é amar a Deus com todo seu coração, alma, mente e força (Lucas 10:27), a graça e o poder de Deus são suficientes para manter esta pessoa pura e livre do pecado. Em Judas 1:24 lemos que Ele "é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis diante da presença de sua glória, com alegria." Paulo escreveu a Timóteo: "Porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que ele é capaz de guardar o meu depósito até aquele dia" (2 Timóteo 1:12). Deus manterá a pessoa que quer ser mantida. Assim como a união vital com o Senhor Jesus quebrou o poder do pecado em nossos corações e natureza, continuando em unidade com Ele impede o pecado em nossas vidas.

Uma mensagem clara

Nova vida em Cristo é possível para cada pessoa. A realidade do novo nascimento tem sido provada por um número incontável de pessoas que experimentaram o perdão de Deus e experimentaram uma transformação completa em suas vidas.

A Bíblia é clara: todos os que não nasceram de novo precisam se arrepender e buscar a Deus para a salvação. A urgência desta mensagem não pode ser ignorada, pois as consequências são eternas! Embora a condenação eterna espera por aqueles que recusam a salvação, a alegria e felicidade eterna será a recompensa para aqueles que a recebem e mantém esta maravilhosa experiência de salvação.