FOREIGN LANGUAGES

Um apetite para mais de Deus

Artigos

Uma fome espiritual precisa ser cultivada e apreciada.

Você já esteve alguma vez com muita fome? Fome é uma força instintiva. Gastamos uma grande parte do tempo trabalhando para que possamos ter comida para comer, um lugar para dormir e roupas para vestir. Não são muitos de nós, aqui nos Estados Unidos, que sabemos o que é estar faminto. No entanto, conhecemos aquela necessidade que temos dentro de nós, que nos leva a comer.

Quando Jesus estava ensinando, Ele sempre compartilhava o Evangelho de uma forma que qualquer homem comum pudesse entender. Ele disse: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos” (Mateus 5:6). Nós precisamos desse mesmo instinto de fome e sede em nossas vidas espirituais, como a que temos em nossos corpos físicos. Se não alimentarmos o nosso corpo, nós morreremos. A mesma coisa acontecerá espiritualmente – se não alimentarmos a nossa alma, nós morreremos espiritualmente.

O inimigo tenta dizer às pessoas: “Você pode alimentar a sua alma com as coisas deste mundo.” Todavia, essas coisas nunca satisfarão. O que este mundo oferece? Quando vamos a uma banca de jornal, podemos ver nas capas das revistas o que o mundo oferece. Se ligarmos o rádio e ouvirmos os programas de entrevistas, sobre o que o entrevistador e os ouvintes que telefonam para a rádio conversam a respeito? O que há na televisão? É edificador? É evidente que este mundo está faminto e sedento, mas não de justiça. Coisas que eram vistas como pecado, quando eu era jovem, agora são feitas abertamente e aceitas por muitos, como corretas. Nós temos que ser cuidadosos ou essa atitude invadirá a igreja. Abençoados são aqueles que buscam pela justiça, pureza e santidade. Deus pode nos ajudar a viver uma vida vitoriosa.

O diabo se aproximará, especialmente dos jovens, e dirá: “Você pode satisfazer a sua fome vindo por este caminho só por um pouquinho.” Entretanto, quando o diabo é o seu senhor,  não existe ir “só por um pouquinho”. O filho pródigo descobriu isso. Quando ele foi até o seu pai e pediu a sua herança, ele mal sabia qual seria o resto da história. Ele começou o seu caminho como um rapaz alegre – sem mãe ou pai para dizer-lhe o que fazer. Ele tinha dinheiro no seu bolso, e a Bíblia nos diz que ele gastou tudo no que ele pensava ser prazeroso. Mas quando o que era prazeroso acabou, ele estava em um chiqueiro, faminto pela comida dos porcos.

Cuidado para não experimentar as coisas do mundo. Isaías disse: “Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão? e o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer?” (Isaias 55:2). As coisas deste mundo não podem satisfazer, pois a nossa alma precisa estar cheia do amor de Deus. Somente isso irá satisfazer verdadeiramente.

Essa fome por justiça irá nos levar à oração. Um hino bem conhecido inclui a frase: “Doce hora de oração.” Quanto tempo nós dedicamos à oração? Será que nós nos ajoelhamos somente em um dos joelhos e rapidamente dizemos: “Senhor, eu Lhe agradeço pelas bençãos deste dia.” E ai saímos? Ou estamos dispostos a passar tempo em oração, pedindo a Deus que nos ajude e nos dê essa fome?

Antes que Jesus subisse ao Céu, Ele disse aos Seus discípulos para que esperassem em Jerusalém até que lhes fosse dado o poder do alto. Os cento e vinte no cenáculo tiveram essa fome, e dia após dia eles oraram até que “de repente veio do céu um som como de um vento veemente e impetuoso”(Atos 2:2). O Espírito Santo foi dado a eles porque eles tiveram fome suficiente para seguir as instruções de Jesus.

O poder que foi derramado no Dia de Pentecostes é o mesmo poder que temos à nossa disposição hoje. Pedro disse: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe: a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar” (Atos 2:39). Isso inclui hoje aqueles que tem uma fome e que irão buscar por Deus e por Sua justiça.

Meu cunhado, Earl Garrison, tinha esse tipo de fome depois que ele foi salvo. Quando eu era jovem, ele não era salvo, e eu o idolatrava. Ele sempre tinha cerveja na geladeira. Quando eu ia à sua casa eu podia ter todos os cigarros que eu quisesse. Eu me lembro dele sentado em uma dessas cadeiras reclináveis, fumando e jogando as cinzas do cigarro no tapete. Minha irmã dizia: “Você tem que deixar de fazer isso”, e ele respondia: “Isso mantém as pulgas fora do tapete.” Eu pensei, aqui está um homem que é o cabeça da sua casa.

Quando eu tinha dezoito anos, orei e fui salvo e um pouco depois eu fui para o Exército. Enquanto eu estava fora, eu soube que Earl havia sido salvo. Fui pego de surpresa! Eu acho que não foi a minha fé que fez com que ele fosse salvo. Num sábado à noite, ao chegar à minha casa, algumas pessoas do nosso grupo, estavam na casa de um dos homens da nossa igreja. Quando estávamos nos preparando para ir embora, Earl disse: “Podemos ler a nossa lição da escola dominical de amanhã, agora, antes de irmos para casa?” Eu pensei em dizer: “Você pode repetir isso outra vez?” Que mudança acontece quando uma pessoa está com fome e sede de justiça!

Earl começou a sentir uma grande necessidade de ser batizado. Numa manhã, ao dirigir para o seu trabalho, até mesmo os freios do seu carro pareciam estar dizendo: “Você deve se batizar, você deve se batizar.” Ele operava um torno mecânico na empresa Hyster, e durante todo o dia também parecia que a máquina lhe dizia: “Você deve se batizar, você deve se batizar.” Enquanto ele estava dirigindo para sua casa naquela noite, a glória de Deus desceu até o seu carro. Ele apenas dirigiu ao redor da esquina e parou, e o poder de Deus o batizou ali mesmo. Ele não podia esperar para chegar em sua casa e contar para minha irmã. Quando ele abriu a porta de sua casa, antes que ele pudesse dizer qualquer coisa, ela disse: “Você recebeu o batismo!”

Na Bíblia lemos sobre um homem da Etiópia. Ele era responsável por cuidar de todas as finanças da Etiópia, e ele tinha uma fome espiritual. Esse homem havia viajado todo o caminho até Jerusalém para adorar, mas quando ele saiu de Jerusalém, ele ainda possuia esta fome. Mateus 5:6 diz: “Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.” Deus viu essa pessoa com um coração faminto, dirigindo sua carruagem no deserto. Ele enviou Felipe ao seu encontro, o qual lhe pregou sobre Jesus.

Jesus é o Único que pode satisfazer. Ele é o Único que pode salvar a alma. Jesus é o Único que pode transformar aquele que está cheio de pecado em uma nova criatura. Aquele eunuco etíope tinha fome e sede. Quando ele ouviu sobre Jesus, ele acreditou, e sua fome foi saciada. Ele disse: “Eis aqui água; que impede que eu seja batizado?” Ele sabia que havia encontrado o que queria.

A salvação é acompanhada de uma fome, e devemos apreciar essa fome. Temos que ser cuidadosos, porque as coisas deste mundo podem tomar espaço aos poucos e diminuir a nossa fome. Numa noite, quando eu era recém casado, meu chefe ofereceu comprar-me um milkshake no caminho de volta do trabalho para minha casa. O milkshake estava muito bom, mas quando eu cheguei em casa e vi o jantar gostoso que minha esposa havia preparado, eu já não tinha mais fome. Ela não ficou contente com isso!

A mesma coisa pode acontecer com o Evangelho. Se você está tentando provar as coisas deste mundo, você não vai ter apetite espiritual. Se você ouve as coisas que você não deveria ouvir, ou se você diz coisas que não deveria dizer, elas irão tirar o seu apetite até o ponto em que você dificilmente consiga orar. Logo você nem terá vontade de orar. Nós precisamos cultivar essa fome.

Você tem fome? Se você não está santificado, você tem a fome de ser santificado? Você tem esse desejo forte de dizer: “Senhor, eu quero ser puro; eu quero ser santo?” Jesus Cristo orou para você ser santificado. É o desejo de Deus que você busque e receba essa experiência.

Depois que você se santificar, você precisa do batismo do Espírito Santo. Se você tiver esta fome, este batismo é para você, porque a Bíblia diz: “...porque sereis fartos” (Lucas 6:21). Isso é uma promessa de Deus.

Essas experiências e muitas outras bençãos maravilhosas de Deus estão disponíveis à você hoje. Mas você tem que oferecer a Deus um coração faminto!

Earl Phillips participa do corpo ministerial da Igreja da Fé Apostólica em Portland, Oregon – Estados Unidos